Um dos grandes desafios da educação brasileira é similar ao da própria sociedade e refere-se à redução das desigualdades e à conquista de uma educação mais equitativa.
Estudos revelam que as crianças e adolescentes brasileiros compõem um segmento muito vulnerável da população, vivem em famílias com menos de meio salário-mínimo per capita, faixa de rendimento considerada como situação de pobreza.
Muitos estudos no cenário da educação no país indicam a importância e necessidade de maiores investimentos na infância, tanto no que diz respeito à ampliação do atendimento quanto à sua qualidade.
É justo nesse cenário que o Remanso Fraterno se inscreve como uma Instituição Educacional.
O Projeto Educacional Remanso Fraterno pretende uma Educação de qualidade, oferecendo os recursos e apoios necessários para que todos os estudantes alcancem os máximos níveis de desenvolvimento e aprendizagem, de acordo com suas capacidades e onde, nessa perspectiva, a equidade se converta numa dimensão essencial para avaliar a qualidade da educação.
Fizemos desde o início a opção pela educação de qualidade, integral e em tempo integral.
Projetos, propostas de trabalho e disciplinas entremeados na grade de horários, respeitando os ritmos e tempos de indivíduos e turmas:
- Lançam bases sólidas do processo de construção do aprendizado;
- Permitem melhor desenvolvimento da autonomia e do senso crítico;
- Colaboram para a formação dos valores morais essenciais para a superação das árduas condições de vida de nossos alunos;
- Possibilitam interação de melhor qualidade entre a comunidade escolar, através do conhecimento mútuo e da formação de relações perpassadas pelo afeto.
Desde o planejamento até a avaliação dos resultados e a definição das necessidades de mudanças de rumos, temos sempre como pano de fundo o caráter holístico do processo educativo.
Buscamos:
- Interação entre alunos, professores e o objeto do conhecimento;
- Aprendizagem significativa;
- Diversidade da prática pedagógica;
- Prática contextualizada;
- Interdisciplinaridade;
- Valorização dos diferentes saberes;
- Formação de hábitos e atitudes saudáveis;
- Acesso ao Bom, ao Bem e ao Belo;
- Ambiente de fraternidade e respeito;
- Formação permanente de todos os envolvidos no processo pedagógico.
O ESPAÇO DE TRABALHO
Fundado em 20 de março de 1988, em terreno adquirido pela SEF, as atividades tiveram início de forma muito simples, atendendo à população primeiramente na praça do Rio do Ouro e depois no espaço onde hoje se localiza a portaria do Remanso Fraterno.
Em 19 de dezembro de 1993, foi inaugurado o Prédio da Administração; em 18 de dezembro de 1994, o Prédio do Setor de Saúde; e em 26 de agosto de 1996, o Prédio da Creche.
OS ALUNOS DO NEPCR E SUAS FAMÍLIAS
O Núcleo Educacional tem capacidade para acolher aproximadamente 95 crianças da Creche, a partir de 2 anos completos, e 125 crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental I e 30 crianças da 6ª série do Ensino Fundamental II, a partir de 2022.
Os alunos e suas famílias são moradores de comunidades urbanas, embora, em alguns casos, com forte componente rural, de Niterói e São Gonçalo, especialmente dos bairros de Rio do Ouro e Várzea das Moças. Nesses bairros, que abrangem os dois municípios, nossos alunos têm moradia nas localidades de Morro dos Cabritos, Paciência, Maria Paula, Engenho do Roçado, Linha e Buraco Quente. Temos poucas famílias de Inoã, município de Maricá.
Os arranjos familiares são múltiplos e vários são provenientes de famílias fragmentadas e que vivem em situações de violência doméstica e drogadição. O nível de escolaridade dos adultos responsáveis está concentrado nos anos iniciais do ensino fundamental, alguns sendo analfabetos. A renda familiar de nossos alunos está na faixa de 0 a 2 salários mínimos.
No tocante às condições socioeconômicas, essas localidades sofrem com a falta de infraestrutura urbana. As redes de saúde e de proteção à criança e seus pontos e serviços necessários ao bem estar de nossos alunos e suas famílias são deficientes e de difícil acesso, sendo que na maioria das residências não existe água encanada nem sistema de esgoto. A presença de atividades ilícitas é constante, gerando ambiente de violência comunitária e deixando os moradores em situação de risco.
GRADE CURRICULAR NO NEPCR
Os currículos do NEPCR são vivos e dinâmicos, passível de mudanças em função de indicadores que possam surgir e que são resultantes da avaliação constante do processo de ensino e aprendizado, uma vez que teoria e prática fazem parte de um todo indivisível.
Esses currículos são a expressão de um ambiente educativo voltado para o desenvolvimento da verdadeira autonomia, aquela que se alcança estimulando a curiosidade e o desejo de conhecer mais, na qual criatividade e crítica são aliadas para que nosso aluno, em sua condição de elaborador permanente de conhecimento, amplie sua visão de mundo.
Oferecemos os seguintes ambientes de ensino:
- SALA DE LEITURA
- ATELIER DE ARTE
- AULAS DE MÚSICA
- CAPOEIRA
- RECICLANDO E CRIANDO – SALA DE ARTESANATO
- PSICOMOTRICIDADE NA CRECHE
- PRODUÇÃO TEXTUAL
- YOGA E MEDITAÇÃO
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- SAÚDE INTEGRAL
HISTÓRIA DO NEPCR
Somos uma escola de educação básica, nascida das necessidades percebidas pelo trabalho de promoção social, que vem sendo realizado desde a fundação do Remanso Fraterno.
Estamos comprometidos com o processo educativo integral, dinâmico, permanente e transformador, que desenvolve a autonomia na criança e no jovem, semeando cidadãos alicerçados no gosto pelo aprender, no Bem e no Belo, no esforço próprio, na solidariedade e no respeito ao próximo.
Nossos propósitos pedagógicos são permeados pela constatação de que a ação educativa deve transpor os limites da sala de aula e os muros da escola e ser vivida em parceria com as famílias e a comunidade.
O trabalho de promoção social e o trabalho com as famílias acontecem integrados com o dia a dia da escola, bem como em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos expresso no Projeto Acolher é Transformar.
HISTÓRIA DO NÚCLEO EDUCACIONAL PROFESSORA CLÉLIA ROCHA – NEPCR
Na pracinha no início da rua, na lona estendida no chão da porta do Remanso, os voluntários da época foram percebendo a necessidade de existir uma escola em tempo integral. A opção pela educação formal foi resultante direta do trabalho de promoção social que já ocorria no Remanso Fraterno.
Em 1º de junho de 1998, ocupando o segundo prédio que foi construído na área do Remanso Fraterno, especialmente concebido para acolher crianças pequenas, começaram as primeiras turmas da escola.
As turmas iniciais foram as dos primeiros anos do Ensino Fundamental I. Mais tarde, em fevereiro de 2002, inserindo-se no Programa Criança na Creche, através de convênio com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, iniciou-se a Creche.
Por um lado, a permanência da criança na escola durante boa parte do dia era importante para amenizar as condições de vulnerabilidade em que viviam. Por outro, constatou-se também a necessidade de se apoiar as famílias para sua inserção regular no mundo do trabalho e melhoria de suas condições de vida. Isso seria facilitado pelo maior tempo de seus filhos na escola.
Origem do nome
A escola recebeu o nome de Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha, em homenagem à Clélia Soares da Rocha, abnegada senhora e educadora, que trabalhou incansavelmente na obra fraterna em proteção às crianças e aos jovens. Em https://espirito.org.br/biografias/clelia-soares-da-rocha/ estão algumas informações sobre sua passagem pela Terra, da qual partiu em 1936, depois de uma vida inteira dedicada ao amparo e à educação infantojuvenil. Foi estreita colaboradora de Anália Franco.