Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601 - Niterói/RJ

José Raul Teixeira – Um Sonho Realizado: O Legado do Remanso Fraterno

José Raul Teixeira, nascido em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, é um renomado educador e mestre em Física pela Universidade Federal Fluminense, tendo também obtido seu doutorado em Educação. Ele dedicou anos ao ensino na mesma universidade, onde atualmente é professor aposentado.

Nascido em 7 de outubro de 1949, Raul carregou consigo a perda precoce dos pais, a orfandade aos 4 anos e a partida de sua mãe, Benedita Maria da Conceição, aos 44 anos. Foi no Grupo Espírita Leôncio de Albuquerque, em 1967, que ele iniciou sua jornada no espiritismo.

Rosângela Costa Lima foi uma amiga da juventude nesse caminho espiritual, e em 1974, Raul registrou pela primeira vez a presença do Benfeitor Camilo em sua vida.

Em 1980, juntamente com um grupo de idealistas espíritas, fundou a Sociedade Espírita Fraternidade em sua cidade natal. Uma década mais tarde, idealizou o Remanso Fraterno, uma obra social dedicada ao apoio de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo não apenas assistência material, mas também amparo espiritual.

O reconhecimento da eficácia de sua obra não demorou a chegar. Em 7 de agosto de 2017, o Remanso Fraterno foi premiado pela Revista Época, sendo reconhecido como uma das cem melhores ONGs do Brasil.

Raul Teixeira é conferencista altamente requisitado tanto no Brasil quanto no exterior. Sua mensagem espírita alcançou 45 países, e ele atuou como médium na recepção de quase quatro dezenas de livros, sendo 12 deles em parceria com o Benfeitor Camilo, publicados pela Editora Fráter.

Sua trajetória de palestras e orientações começou no Paraná em 1974, onde, ao longo de 37 anos consecutivos, participou ativamente do Movimento Espírita, oferecendo sua sabedoria em encontros, seminários e conferências.

Apesar de um Acidente Vascular Cerebral em 2011, sua presença permaneceu constante, especialmente nas atividades da Conferência Estadual Espírita, realizada anualmente no Expotrade, em Pinhais.

Em 28 de outubro de 2020, Raul Teixeira foi honrado pelo Comando Militar do Leste, Comando da 1ª Região Militar e da 1ª Divisão de Exército, sediados no Rio de Janeiro. Recebeu a Medalha do Pacificador das mãos do General José Eduardo Pereira, uma distinção reservada a indivíduos que, desde 1955, prestaram relevantes serviços ao Exército Brasileiro e à sociedade.

O AVC foi apenas um dos desafios em sua caminhada. Sua obra é testemunho vivo de dedicação à educação, à mediunidade e de serviço ao próximo.

A trajetória de José Raul Teixeira na sociedade

A trajetória de José Raul Teixeira na sociedade é uma jornada entrelaçada com a busca incessante por ajudar e educar aqueles que mais necessitam. Desde os tempos na Favela do Gás, a semente desse propósito já germinava no coração de Raul. Sua visão sempre esteve voltada para o amparo das crianças carentes, mas as limitações do ambiente e as complexidades familiares eram obstáculos a transpor.

Foi em 1986 que uma nova página se abriu. A aquisição da área que hoje abriga o Remanso Fraterno, a cerca de 20 quilômetros de Niterói, marcou o início de um projeto grandioso. Guiado pelo Espírito Camilo, Raul sentiu a oportunidade de criar um espaço que não apenas oferecesse educação preventiva, mas também se tornasse um centro de aplicação prática dos ensinamentos espíritas.

Assim, em 20 de março de 1988, o Remanso Fraterno deu seus primeiros passos. Mais que um local físico, era um abraço de amor e crescimento espiritual para todos que por ali passassem.

O Remanso Fraterno, idealizado por Raul e abençoado pelo padrinho, Dr. Bezerra de Menezes, continua a ser um farol de amor e sabedoria, espaço onde os ensinamentos espíritas se realizam em ações concretas.

O legado de José Raul Teixeira não se limita às páginas dos livros que escreveu, mas se estende às vidas tocadas pelo Remanso Fraterno, um testemunho vivo do amor e da fraternidade que ele sempre defendeu.

 

Conheça mais sobre José Raul Teixeira na linha do tempo abaixo:

  • 07/10/1949: José Raul Teixeira nasce, sendo o sexto filho de Benedita Maria da Conceição e Raul dos Santos Teixeira.
  • 1954: Raul perde a mãe aos 4 anos de idade devido a um infarto do miocárdio.
  • 08/04/1967: Raul ingressa no espiritismo no Grupo Espírita Leôncio de Albuquerque.
  • 1974: registra pela primeira vez a presença e o amparo do Benfeitor Camilo em sua vida.
  • 04/09/1980: Fundação da Sociedade Espírita Fraternidade (SEF).
  • 20/03/1988: Início das atividades do Remanso Fraterno, tendo o Dr. Bezerra de Menezes como padrinho que deixa uma mensagem por meio de Divaldo Pereira Franco.
  • 1991: Publicação da obra “Correnteza de Luz”, a primeira pelo espírito Camilo.
  • 14/11/2011: Raul enfrenta um AVC.

Livros de Raul Teixeira:

  • 37 livros: 5 infantis e 34 para jovens e adultos.

Livros psicografados por Camilo:

  • 12 obras.
  • Títulos: “Desafios – Mediunidade, Educação e Vida Familiar” (3), “Educação e Vivências” (1), “Justiça e Amor” (1), “Minha Família, o Mundo e Eu” (1), “A Carta Magna da Paz” (1), “Cintilação das Estrelas” (1), “O Tempo de Deus” (1), “Correnteza de Luz” (1), “Nos Passos da Vida Terrestre” (1), “Revelações da Luz” (1).

Sobre o Remanso Fraterno


O Remanso Fraterno é uma instituição que oferece educação em tempo integral e de qualidade para crianças e adolescentes de famílias em condição de vulnerabilidade social, localizada em Várzea das Moças, Niterói. Seu objetivo é reduzir a desigualdade social por meio da educação, proporcionando oportunidades para um futuro melhor para esses jovens.

O trabalho social realizado pela Sociedade Espírita Fraternidade (SEF) foi iniciado na década de 1980, voltado para crianças em situação de vulnerabilidade da Favela do Gás, em Niterói. Inicialmente prestado aos sábados, o apoio se desenvolveu, levando à criação do Departamento Assistencial Remanso Fraterno, em 1988.

Localizado na Serra da Tiririca, Várzea das Moças, o terreno de aproximadamente 50.000 m² foi adquirido pela SEF, onde foram construídos prédios para Assistência Social, Saúde, Educação e Refeitório. A instituição adotou uma abordagem não assistencialista, priorizando o progresso individual por meio da educação, inaugurando o Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha em 1998 e a Creche Comunitária Professora Clélia Rocha em parceria com a Prefeitura de Niterói em 2002.

O local foi estruturado para oferecer educação de qualidade em período integral para crianças e jovens em situação vulnerável, visando compartilhar a responsabilidade da formação humana com suas famílias. Em 2013, novos programas sociais foram implementados, como o Projeto Acolher é Transformar e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Acolher Jovem.

O Remanso Fraterno se enquadra no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), oferecendo assistência às comunidades de Niterói e São Gonçalo. Tornou-se uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos, atendendo crianças e jovens em programas de assistência social e educação. A instituição é mais do que um espaço agradável; é considerada um ambiente educativo, onde a escola, família, comunidade e cidade colaboram como educadores e aprendizes em um processo de aprendizagem coletivo.