Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601 - Niterói/RJ

HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO

O trabalho social da Sociedade Espírita Fraternidade -SEF teve início na década de 1980 junto às crianças vulneráveis de uma comunidade de Niterói, conhecida como Favela do Gás.

O atendimento às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, era feito aos sábados e com a maturidade da instituição e a consequente experiência alcançada no desenvolvimento social desse trabalho, a SEF julgou oportuno e imprescindível dar um novo passo na direção da sistematização das suas atividades assistenciais.

Dessa forma criou o Departamento Assistencial, que, sob a denominação de Remanso Fraterno, poderia desenvolver programas de apoio educacional e proteção à infância e adolescência em situação de risco.

Fundado em 20 de março de 1988, em terreno adquirido pela SEF. Uma área aproximadamente de 50 000 m² incrustado numa área de vegetação secundária da Mata Atlântica, na Serra da Tiririca, Várzea das Moças, periferia de Niterói, Estado de Rio de Janeiro.

Em 19 de dezembro de 1993, foi inaugurado o Prédio da Administração, hoje ocupado pela Assistência Social; em 18 de dezembro de 1994, o Prédio do Setor de Saúde; em 26 de agosto de 1996 o prédio do Setor de Educação; e em 2001 o Prédio do Refeitório.

Fundamentada na proposta de renovação da pessoa humana, a SEF optou por um modelo de trabalho, não assistencialista, por acreditar que o fenômeno mais importante que se pode dar com o indivíduo é o seu progresso, e que este se opera mediante o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento moral através do Poder transformador da educação.

Foi então que, em 1º de junho de 1998, inaugurou-se o Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha.

Um espaço de cuidado e educação, organizado e planejado para atender crianças e jovens vulneráveis, compartilhando com a família a responsabilidade pela formação humana de seus fi­lhos. Disponibiliza educação formal no Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha, em tempo integral e de qualidade contemplando a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

Em 2 de fevereiro de 2002, foi inaugurada a Creche Comunitária Professora Clélia Rocha, em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói, atendendo as necessidades da comunidade onde as mães ou outras mulheres com função materna tivessem oportunidade da melhoria de suas condições de vida através de emprego remunerado.

Acolher a criança e as famílias em situação de vulnerabilidade social, é de vital importância para a formação de indivíduos íntegros e capazes de viver positivamente na sociedade.

 

Mais recentemente, em 30 de novembro de 2013, como resultado da reforma do Prédio da Administração, foi inaugurada a nova sede da Diretoria de Assistência Social abrigando outros programas sociais:   Projeto Acolher é Transformar e as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Acolher Jovem.

 

Em 2013, considerando o cenário do Sistema Único de Assistência Social, o Remanso Fraterno se enquadra no SUAS como entidade de Assistência Social de Proteção Social Básica e atende hoje às comunidades dos municípios de Niterói (Várzea das Moças) e o Município de São Gonçalo (comunidades fronteiriças de Niterói).

O Remanso Fraterno torna-se assim, uma Organização Social – OS, sem fins lucrativos, para atender as crianças e jovens da comunidade em seus programas de assistência social e na área de Educação.

 

Assim, mais do que um lugar agradável o Remanso Fraterno é compreendido como espaço educativo e o binômio escola-comunidade é sua síntese. Nessa perspectiva, todos – escola, família, comunidade e a própria cidade –, são educadores e aprendizes de um mesmo e colaborativo processo de aprendizagem.