O projeto trabalha com a lógica de que família é “gente com quem se conta” (ONU) e com o conceito de família ampliada contido no Estatuto da Criança e do Adolescente, que esclarece ser a sociedade, como um todo, responsável pela criança como um ser em desenvolvimento peculiar.
OBJETIVO
Incentivar a convivência entre os membros da família e fortalecer os vínculos através de atividades lúdicas, proporcionando momentos de brincadeiras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver atividades de convivência, estabelecer e fortalecer vínculos, socializar através da brincadeira, focar na garantia da segurança de acolhimento, investir no convívio familiar e comunitário e utilizar experiências lúdicas por meio de brinquedos favorecedores do desenvolvimento e da sociabilidade.
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que os participantes acessem práticas lúdicas, esportivas, cognitivas, de lazer e cultura;
Que expressem por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, ressignificando e simbolizando as experiências vividas;
Convivam num ambiente saudável, de respeito e de valorização das diversidades étnicas, raciais, religiosas e sexuais e que sintam-se acolhidos e integrados.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
O trabalho é desenvolvido por meio de oficinas infantis, socioeducativas, pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas.
Os encontros acontecem aos sábados quinzenais, sempre no segundo e quarto, no horário das 09:00 às 11:00*.
OFICINAS SOCIOEDUCATIVAS
Com estas oficinas objetiva-se, através da brincadeira, estimular o desenvolvimento integral;
facilitar a comunicação;
ampliar e fortalecer vínculos;
potencializar a autonomia pela aquisição de novos saberes;
criar novas diretrizes;
promover a interação com o outro e com os objetos e as fantasias através das regras das brincadeiras e estimular o convívio familiar.
PÚBLICO ALVO
Crianças de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos e com dificuldades de manutenção, matriculadas no Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha da comunidade local.
RECURSOS HUMANOS
• Diretora de Assistência Social – Denise Monteiro;
• Coordenadora Socioeducativa – Bruno Monteiro e Beatriz Pimentel;
• Equipe de voluntários